Blog2018-06-14T11:30:44+00:00

Blog

1401, 2019

As importações de pisos e moldagem dos EUA são legais depois de um verão “quente”

As importações de pisos de madeira nos EUA caíram 15% em setembro, ante agosto, encerrando um longo período de expansão que viu as importações totais subirem quase 40% nos primeiros 9 meses do ano. A queda de setembro deveu-se principalmente a uma queda de 78% no comparativo mensal das importações do Brasil e a uma queda de 24% na China. No geral, as importações subiram 7% no acumulado do ano. As importações do Brasil, China e Malásia caíram em setembro, mas estão modestamente à frente de 2017.

1112, 2018

Esforços para aumentar o uso de espécies menos conhecidas para obras marinhas

Os esforços para aumentar o uso de espécies menos conhecidas na construção naval estão sendo apoiados pelo setor privado e por ONGs. Os importadores sugerem que a especificação da madeira em termos de "adequação à finalidade" com espécies mistas permitidas levaria ao desenvolvimento de um comércio de madeira mais diversificado, apoiar a melhoria da cadeia de valor da madeira e, por sua vez, apoiar o manejo florestal sustentável.

512, 2018

Revisão do cronograma de tarifas dos EUA afeta produtos de madeira

Os EUA garantiram a aprovação da Organização Mundial das Alfândegas para revisão de alguns cronogramas de tarifas de produtos de madeira. A antiga sub posição 4412.32, para o contraplacado, é eliminada e substituída por uma nova sub posição 4412.33, no caso do contraplacado com, pelo menos, uma camada exterior de espécies especificadas. Uma nova sub posição 4412.34 é criada para compensados com pelo menos uma camada exterior de uma espécie de madeira não conífera não incluída na sub posição 4412.33 (com exceção do bambu).

312, 2018

Empresas brasileiras de construção civil e madeira promovem uso doméstico de madeira

O Centro de Referência em Tecnologia da Madeira do Brasil, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), reuniu recentemente profissionais representantes das indústrias madeireiras e de construção civil para discutir a promoção de maior uso de madeira na construção doméstica. As questões abordadas incluíam regulamentações contra incêndios e a distribuição de informações técnicas para apoiar a capacitação entre os profissionais.

1411, 2018

Conheça sobre a limpeza e produtos para acabamentos

Para a limpeza geral do ambiente utiliza-se espanador, vassoura, aspirador de pó e pano levemente úmido para retirar o pó do piso. Para que a superfície esteja completamente limpa é recomendado fazer a limpeza utilizando aspirar de pó. Após a limpeza e antes de iniciar à aplicação de seladores e/ou vernizes, deve-se esperar uma hora para assentamento do pó e em seguida novamente limpar com um pano levemente umedecido (quase seco). A aplicação de um produto de acabamento deve seguir as orientações básicas, são elas: É necessário que no momento da aplicação do produto o profissional faça um [...]

711, 2018

Conheça o processo de Calafetação

A calafetação é um processo de preenchimento das frestas entre as peças que compõe o piso, através da aplicação de massa própria, também chamada de calafete. A calafetação pode ser feita com massa acrílica e cola poliuretano, que são produtos prontos de fábricas, ou massa preparada com o próprio “pó” de madeira produzida durante o lixamento misturado com cola branca à base de PVA ou resina. Geralmente a calafetação é feita após o lixamento médio (lixa 50 ou 60). Vale ressaltar que a aplicação do calafete é feita em pisos brutos (sem acabamento), sendo utilizado em pisos prontos apenas [...]